Pesquisar este blog

outubro 19, 2011

Como dobrar lençóis para não perder o jogo dentro do armário.

Essa dica é da revista Casa Cláudia:

Como dobrar jogos de cama <br> 1. Dobre o lençol de baixo de forma que ele fique uma faixa com a largura um pouco menor do que a prateleira onde será colocado. <br> 2. Dobre o lençol de cima em um tamanho menor que o de baixo e coloque-o junto com as fronhas, ao centro da faixa. <br> 3. Crie uma espécie de envelope, trazendo as pontas do lençol de baixo para o centro, até cobrir as fronhas e o lençol de cima.
Como dobrar jogos de cama
1. Dobre o lençol de baixo de forma que ele fique uma faixa com a largura um pouco menor do que a prateleira onde será colocado.
2. Dobre o lençol de cima em um tamanho menor que o de baixo e coloque-o junto com as fronhas, ao centro da faixa.
3. Crie uma espécie de envelope, trazendo as pontas do lençol de baixo para o centro, até cobrir as fronhas e o lençol de cima.

Para seu marido e filhos ajudarem na limpeza!!

Tem gente mais maluca do que eu! Definitivamente! Estava procurando por panos de microfibra - que são ótimos ajudantes para tirar o pó e limpar janelas, pois não precisam de produtos quimicos e seguram muito pó - depois conto mais. Ai achei uma loja que vende pantufas de microfibra!!! Adulto e infantil!



Sensacionais para seu marido e filhos ajudarem a limpar o chão. Em vez deles andarem com aqueles chinelos que sujam tudo logo após você ter se matado para passar pano de chão ou mesmo o mop que indiquei em outro post, eles podem andar pela casa ajudando a limpar!! Realmente muito bom. Acho que vale a pena testar. Dá para comprar pelo site. Aliás, neste mesmo site, dá para comprar pano de microfibra em quantidade. Se alguém mais quiser, podemos fazer uma compra coletiva...rs...

outubro 18, 2011

Organização e doação de livros

Complementei o post com mais informações sobre doações. 

Descobri o "Esqueça um livro": "Você esquece um livro e compartilha conhecimento. Quem encontra, leva pra casa e depois esquece também. Assim o conhecimento se espalha." Projeto realizado por Felipe Brandão.

A ideia é literalmente deixar o livro em um lugar público, com o marcador de livro do "Esqueça um livro" e depois postar no blog do projeto. 

Saiba mais aqui.


Uma das coisas que mais ocupa espaço são os livros...que não lemos... Para ajudar a organizá-los, vi no site "Deliciously Organized", algumas dicas que podem ser úteis e completei então em algumas sugestões para doação:


Separe aquela montanha de livros que você tem em casa usando as perguntinhas abaixo:
1. Vou ler este livro de novo?
2. Eu amo este livro?
3. Gostaria de passar este livro para algum amigo?
4. Eu tenho onde guardar este livro?
5. Se eu guardar este livro, o que eu ganho?
Depois de respondê-las, crie 3 pilhas: os que você irá manter, os que você irá passar para alguém e os que você irá doar.


Você pode doar para bibliotecas públicas ou comunitárias. Achei uma lista delas no site: http://www.escoladeescolas.com.br/doacao-de-livros-para-bibliotecas/. Ou então pode trocar livros com outras pessoas. Não sei se funciona bem, mas um dos sites de troca que achei foi o http://www.trocandolivros.com.br/.


O mais legal é este projeto de bibliotecas "ambulantes" feitas em bicicletas, as Biciclotecas. Veja como fazer para doar.

Aproveitamento de alimentos

Para não perder nada na cozinha: 
  • Faça um suco - sem água - do maracujá e limão e congele em forminhas de gelo;
  • Lave a salsinha, seque - com papel toalha ou na cetrifuga de verduras - e pique. Coloque em pequenos tuperwares e leve ao congelador para usar depois;
  • Use a água de cozimento da beterraba, cenoura ou outros legumes - menos espinafre - e congele para usar em risotos;
    (dicas da Sueli e da Rosana)
Se você quiser ver várias receitas de aproveitamento de alimentos, dá uma olhada no site do Programa Mesa Brasil SESC São Paulo. Esta é uma ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários para diminuir o desperdício de alimentos e a fome. E eles tem vários materiais para download com receitas que evitam o desperdício. Dá uma olhada nesta receita de almeirão com sobras de arroz.

Como evitar contaminação dos alimentos durante o preparo.

As vezes eu acho que tenho "toc" porque lavo as mãos um monte de vezes por dia e principalmente quando estou limpando a casa ou cozinhando. Mas veja que há ainda mais dicas para "neuróticas" como eu, para evitar a contaminação de alimentos na cozinha. Assim, além de lavar as mãos muitas vezes:

  • Deixe bolsas e mochilas no chão. É isso mesmo: colocar bolsas em cima das mesas carrega todo tipo de sujeira para perto da comida;
  • Separe carne crua, peixe ou aves dos vegetais e frutas durante o preparo. Também é importante lavar a tábua de corte se tiver cortado carnes e depois for cortar vegetais e frutas. Use facas separadas também;
  • Higienize verduras e frutas antes do uso. Umas gotinhas de cloro ou daqueles preparos prontos para higienização em cada litro d´água, deixe os legumes por 10 minutos e enxague. Aproveite a água usada para higienizar e lavar as hortaliças para lavar a varanda ou o quintal;
  • Use panos de pratos diferentes para secar a louça e para secar as mãos;
  • Higienize a pia e balcões com detergente e água antes do preparo da comida ou depois do manuseio de carnes cruas;
  • E claro, lave sempre as mãos.

outubro 17, 2011

Prancha de passar roupas - sensacional!

Esqueci de colocar no meu post "Começo" que uma das coisas que me motivaram a buscar novidades foi um post em um blog de uma dona de casa que ela dava a dica de que é a melhor coisa para passar roupas é uma prancha de passar. Eu acabei comprando esta da Steam Max e não me arrependi: você só precisa "prensar" a roupa de uma lado - ou seja não precisa passar a roupa dos dois lados - e desamassa qualquer coisa. Dá para passar roupas com pregas, porque vem com uma almofadinha para "dar altura" à roupa quando prensa, sem amassar o resto. Só é preciso ter cuidado para não queimar os dedos quando vai ajeitar a roupa, pois como a parte de cima fica em angulo com a base, se você não cuidar queima mesmo. Ainda não paguei a conta de luz, mas eu comprei o modelo 220V porque gasta menos. Mês que vem conto pra vocês como ficou o $$.

Esponja tecnológica para limpar paredes

Usei uma esponja da 3M que achei muito boa e resolvi compartilhar aqui: ela é própria para limpar paredes, especialmente  rabiscos que os filhotes adoram fazer com aquelas delicias de canetinhas. Chama-se: Esponja Mágica Scotch-Brite 3M, e no Peg e Faça está R$ 4,00. Para quem tem filhos pequenos vale a pena ter algumas em casa, pois ela não dura muito (é o único senão). Ela limpa com a parte branca da esponja que se desmancha ao esfregarmos as sujeiras. Ela não limpa só os riscos, mas sujeiras comuns também. Dá para encontrar em alguns supermercados.

É isso...