Pesquisar este blog

novembro 03, 2011

Picador de alho

Além dos panos de chão, odeio picar e descascar alho e cebola. Deve existir uma maquinhinha que faça isso, mas por enquanto ou não encontrei ou não deu ($$$) para encarar. Mas mês passado achei uma nova buginganga que não é tão cara (paguei uns R$ 40,00) que funciona bem para deixar o alho bem picadinho. É da linha Ágile da Tramontina. Já para a cebola não gostei, porque as faquinhas grudam na pelinha e ele não consegue picar. Dá para colocar 4 cabeças de alho e e o aparelho pica miudinho. Dá para usar para outros temperos também, mas não testei, depois eu conto.

outubro 31, 2011

Sabão ecológico

Outro dia, fiz um post aqui e escrevi sobre o produto para limpeza de banheiro da Biowash que é biodegradável. Essa semana, pedi na cesta de orgânicos o produto concentrado deles que pode ser usado para diversos fins dependendo da diluição. Comprei o Biowash Concentrado Menta e usei na diluição de 5 tampas (a tampa é bem pequena) para 650ml. Ele rende muito - até fez mais espuma do que deveria e deu um pouco mais de trabalho para "enxaguar". Eu recomendo e sugiro usar na diluição mais fraca (3 ou até 2 tampas para 650ml). Depois usei para lavar os panos de pratos na máquina e a indicação deles é uma tampa para cada quilo de roupa. Também ficou bem legal.

Outras dicas para limpeza ecológica do site do Sítio do Moinho (vale a pena ler o texto todo):

O que os consumidores podem fazer para diminuir o impacto ambiental na hora da limpeza doméstica
• Usar métodos físicos de limpeza na manutenção da casa: varreção da sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes.
• Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace.
• Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.
• Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a) Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias, bidês e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.
• Na hora da faxina, trapos, por sua vez, devem ser preferidos a toalhas descartáveis.
• Reaproveitar pedaços de sabões velhos. Siga os seguintes passos: a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.b) Derreta em banho-maria, misturando bem.c) Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias.
• Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas (eles também falam dos produtos da Biowash).
• Divulgar para parentes e amigos os bons produtos e as boas práticas de limpeza que conhecer.

Como tirar manchas.

Seguem algumas dicas para tirar manchas de roupas:

Caneta – Deixe a roupa com a mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma vasilha com leite azedo ou uma mistura de leite e vinagre. Esfregue bem e repita o processo várias vezes.

Chiclete – Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade. Outra opção para tirar mancha de chiclete é colocar a peça dentro de um saco plástico e levar ao congelador até que o chiclete endureça.

Batom – Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.

Ferro de passar – Quando quente demais, o ferro pode deixar uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha de ferro de passar e lave com bastante água.

Café – Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Gordura – Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Ou ainda, aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.

Graxa – Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão. Ou use sabonete branco para retirar a graxa. Outra dica que encontrei foi: molhe o tecido com água e passe um solvente, como acetona. Deixe-o agir sobre a mancha e depois lave com sabonete branco e bastante água.

Sangue: tirar a mancha com água oxigenada de 10 volumes, preferencialmente na hora que sujar, senão depois fica mais difícil.

Suor: Manchas amareladas de suor podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho.

Roupas claras: é só colocar uma tampa de álcool de cozinha na água com sabão em pó e deixar de molho. Deixe de molho por no máximo 3 horas que é o tempo que o sabão em pó funciona.

Tapete e carpete: a dica é usar vinagre de maçã diluído em água.

Brilho na roupa, feito por ferro de passar: Quando passar roupas sociais, de tecido fino e o ferro deixar brilho na mesma, coloque-a sobre o vapor de água fervendo e em seguida escove-as bem. O brilho desaparecerá.

Se deixou cair algum alimento no carro e ficou com cheiro de azedo ou de peixe: pegue umas maçãs, corte em 4 pedaços cada uma, coloque no porta malas, no banco traseiro, no banco da frente e feche o carro. Deixe até a maçã ficar meio marrom, com certeza daqui um ou dois dias o cheiro vai sair.

As dicas são dos sites:

http://www.acessa.com/jfimoveis/arquivo/truques/2005/11/08-manchas/