Pesquisar este blog

outubro 24, 2018

Dicas rápidas sobre congelamento


Congelar alimentos facilita muito a vida da gente.

Para quem tem pouco tempo, veja dicas rápidas para agilizar seu dia-a-dia:

- Cozinhe os alimentos por menos tempo, porque o congelamento amacia os alimentos.  E depois eles precisarão ser descongelados e acabarão cozinhando mais um pouco.

- Também evite colocar muito sal ou tempero, porquê o congelamento aumenta o sabor dos alimentos.  Ou seja, se você colocar sal, ele irá ficar mais salgado depois de descongelado;

- Coloque os alimentos nas porções que você irá precisar para uma porção diária, evitando assim que o alimento fique depois vários dias na geladeira acumulando bactérias que podem causar doenças.

- Deixe espaço entre o alimento e a tampa porquê o alimento se expande quando congela e pode vazar ou empurrar a tampa, causando entrada de ar gelado no recipiente e assim queimando o alimento.

- Deixe o alimento esfriar completamente antes de levar ao freezer.  O correto é colocar a panela com o alimento, em uma bacia com gelo para que o alimento esfrie mais rápido e assim se evita que bactérias se acumulem no alimento que será congelado.  Depois coloque o alimento na geladeira já nos potes para esfriar completamente antes de colocar no freezer.

- Coloque etiquetas com a data em que o alimento foi congelado para melhor controle.

Para mais detalhes, veja esse guia que a Exame preparou:
https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/passo-a-passo-da-comida-congelada/