Pesquisar este blog

novembro 10, 2011

Tirando os maus cheiros da casa

No site da Funverde tem dicas e informações sobre ecologia, aproveitamento, reciclagem. Achei umas dicas legais para tirar odores de casa de forma natural, sem usar aqueles sprays de cheiro, tipo Gleyde, que mancham os móveis e o piso. Ai vão:

  • Para aqueles que não têm exaustor em casa, a dica fazer uma água aromatizada natural, com cravo em pau fervido com água. Borrife esta solução no local após as refeições.
  • Quando estiver fritando algum alimento, cascas de limão ou laranja podem ser fervidas numa panela ao lado para evitar o cheiro de gordura. Outra dica é colocar um potinho com vinagre ao lado do fogão.
  • Algumas pessoas utilizam ainda uma fatia de batata dentro da panela em que os alimentos estão sendo fritos. Isto também funciona bem.
  • Já quando o odor no forno microondas, deve-se aquecer o forno em potência alta por 3 minutos com um copo d´água e algumas rodelas de limão.
  • Além do odor na cozinha, alguns alimentos também deixam um cheiro forte e desagradável nas mãos, como peixe. Neste caso, pode-se usar vinagre ou vinho tinto. Já em condimentos como alho e cebola, o ideal é lavar com suco de limão ou laranja. Mas não vá para o sol depois hein!

Bacteridas naturais

Descobri lendo uma reportagem da Viva Saúde que óleos essenciais de laranja e limão são bactericidas naturais e podem ser usados junto com detergentes neutros e vinagre para a limpeza da casa. A reportagem está bem bacana e fala também sobre o uso do bicarbonato de sódio para desgrudar gorduras de panelas e para limpar o piso. Já falei dele para limpar os rejuntes e as louças do banheiro. Vejam algumas dicas da reportagem:

  • Prefira o detergente neutro, pois os coloridos e com aromas contêm corantes. Se quiser, acrescente gotas de óleos essenciais de limão e laranja (bactericidas naturais que ajudam a eliminar gorduras).
  • Para retirar alimentos gordurosos ou grudados das panelas, fôrmas e assadeiras, polvilhe bicarbonato de sódio e cubra-as com água. No dia seguinte, lave normalmente.
  • Substitua o limpa-vidros convencional pela mistura: 90 ml de vinagre, 170 ml de água morna e duas gotinhas de essência de limão. Coloque-a em uma garrafa com vaporizador, borrife no vidro e use flanela