Pesquisar este blog

novembro 25, 2011

Álcool desinfeta?

Conversando outro dia a respeito da limpeza com vinagre, me perguntaram se ele realmente desinfeta o banheiro ou se seria necessário passar álcool para garantir a desinfecção.

Fiz uma pesquisa na internet mesmo e os órgãos oficiais nem citam o vinagre com relação à desinfecção. Só citam o uso de hipoclorido de sódio (água sanitária). Mas a água sanitária causa alergias e é mais tóxica que o álcool, além de ser poluente.

Descobri que o álcool 70% é o recomendado para desinfecção até certo tipo de bactérias/virus lentos (hein?), pois ele consegue matar as bactérias enquanto álcool 90% - que é o álcool doméstico - não consegue fazer isso. O álcool é um desinfetante de nível médio, porque ele evapora muito rápido e não atua em sangue, saliva e outros microorganismos. Ou seja ele não seria indicado para funcionar como desinfetante em um hospital ou em superfícies muito sujas, sendo para estes casos, só indicada a água sanitária mesmo.

Assim, eu acho que o álcool está de bom tamanho para desinfetar uma banheiro de uma família normal, não é?

A sugestão do mesmo site onde encontrei as informações sobre o nível de desinfecção do alcool é que ao invés de comprar álcool 70% industrializado, que é mais caro e vem em frascos pequeninos, com um litro de álcool etílico 92,8 INPM e água vocês mesmos podem produzir 1 litro de álcool 70.
Retire 250ml de álcool do frasco (1 copo de requeijão)
Complete o frasco com água

E ai você também pode fazer um desinfetante com este álcool e folhas de eucalipto (deixe as folhas durante 2 dias dentro do álcool e depois coe).


Para completar, segue uma informação formal sobre desinfecção:


Sanitização
Sanitizar ou desinfetar significa remover ou reduzir a níveis aceitáveis os microrganismos,
invisíveis a olho nu, utilizando o calor ou produtos químicos como, por exemplo, o cloro e o álcool 70%.
Um processo de desinfecção das superfícies pode ser realizado das seguintes
maneiras:
Com a utilização do calor, imergindo o material por 15 minutos em água fervente ou no mínimo a 80ºC.
Através de uma solução sanitizante, a qual deve permanecer em contato mínimo com a superfície por 15 minutos ou de acordo com recomendações constantes do rótulo. Em seguida as superfícies devem ser enxaguadas em água corrente, exceto quando a solução utilizada for o álcool 70%. (Fonte: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/9F89A8A6734EC048832575DF005CFFEA/$File/NT00041A26.pdf)

Vinagre não desinfeta os alimentos: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal78/nutricao_alimentos.aspx

novembro 23, 2011

Limpeza do microondas

Dica para limpar e tirar odores do microondas:

- um copo de água
- 2 gotas de essência de baunilha.

Leve ao microondas por 1 minuto.

Arrumar a casa para o Natal

Achei umas dicas interessantes para decorar a casa com baixo custo (baixo mesmo) aproveitando materiais. 
Dá uma olhada nestas guirlandas, sugeridas no site da Mily1Idéias, que eu achei uma graça:

Guirlanda de flores de papel de revista: é só enrolar os pedaços de papel colorido e colar em um suporte de papelão. Pode até colocar algum enfeito no centro da flor...


Este outro enfeite é feito com rolos de papel higiênico cortado em tiras. Cole as tiras em formato de flor e ai você pode colocar o miolo de acordo com sua preferência, como neste abaixo:

Dá para pedir ajuda das crianças para fazer e só usam materiais que jogamos fora.

Vejam como ficou a minha guirlanda: usei as tiras de papel higiênico para formar as flores e as colei em um disco de papelão. Preenchi as pétalas com uma fita estampada em pedaços que eu tinha em casa. Por último usei uma fita dourada para fazer o laço final na parte de baixo. Você pode preencher as pétala com jornal pintado pelas crianças. Desta forma fica bem colorido!

novembro 21, 2011

Descascar alho

Dicas para descascar alho (da Tania e da Eliana):

- deixar as cabeças de alho de molho na água durante a noite e usar pela manhã;

- colocar as cabeças no microondas por alguns segundos. Precisa testar porque o tempo varia de acordo com o tamanho do alho e potência do microondas.

Meu descascador de alho que comprei na Doural não chegou. Ou melhor chegou, mas em vez dele veio um infusor de ervas (ahã)...vejam quantas vezes mais vou comprar nesta loja...

Se um dia chegar, conto para vocês se presta.

Beijos,