Pesquisar este blog

outubro 14, 2011

Limpar o banheiro rapidinho...

Gente, na linha das dicas importadas dos sites americanos - sorry mas não lembro de onde peguei estas - ai vão umas para deixar o banheiro limpo, rapidamente, antes daquela visita que acabou de ligar perguntando se vocês estariam em casa, chegar.

- Ponha um saco na porta com todos os panos limpos que irá precisar;
- Dê descarga e jogue o desinfetante dentro do vaso, deixe por alguns minutos;
- Enquanto isso, espirre uma solução de partes iguais de vinagre branco e água e passe um pano no espelho, bancadas, dentro da pia e no vidro do box.
- Dê descarga novamente e passe o pano com vinagre na parte externa do vaso;
- Jogue os panos sujos no saco;
- Passe um papel úmido para limpar o chão.

Em vez do vinagre você pode usar os produtos da Bio Wash que são biodegradáveis e não precisam de enxague. É só dissolver em um pouco de água e passar o pano. Fica um perfume super agradável. Ou juntar à mistura de água e vinagre alguma essencia de limpeza, assim o cheiro do vinagre não fica tão forte (este dica é da Sueli).

Pronto!

Chega de pano de chão

O pior de limpar o chão é ter que lavar os panos depois... odeio... odeio com todas minhas forças, além de que gasta muita água e sabão para lavá-los.

Resolvi testar aquele mops (são um tipo de vassoura de espuma). Comprei dois: um da Bettanin e outro que chama Mop Mágico e é azul (este último comprei no Atacadão). Gostei dos dois. É preciso usar molhado pois seco não funciona, já que é uma espuma com reentrancias. Você molha e ele tem uma alavanca no cabo para espremer a água. Ele fica bem úmido. Mesmo que você não passe aspirador antes, pode usá-lo que ele dá uma geral no chão e depois e só jogar embaixo da torneira do tanque que ele limpa rapinho. Dá para passar um sabão também antes de passar no chão se preferir. A única questão é que é mais difícil achar o refil deste segundo mop. O refil da Betting é bem mais fácil achar e tem em quase todos supermercados.


É isso... boa diversão...

Por onde começar?

Depois que tive que dispensar - infelizmente, pois sei o quanto ambas precisamos - a minha colaboradora, depois de tentativas e conversas e até indicação de um curso na Casa Bombril, eu iniciei uma busca por produtos e práticas que ajudassem no segundo turno em casa, além das limpezas gerais que passei a fazer de final de semana.

Há diversos sites que trazem dicas para a limpeza e organização da casa. Mas os mais práticos são mesmo os americanos porque eles já estão acostumados e aculturados a viver sem empregadas há bem mais tempo. Ou seja, são bem mais práticos que nós. Aqui as primeiras dicas que peguei de alguns site como Good Housekeeping, http://gomestic.com/homemaking/10-simple-ways-to-clean-your-home-fast/ e o http://www.housecleaning-tips.com/.  Seguem então algumas dicas que anotei destes e algumas outras pesquisas que fiz:

- Para limpar um cômodo, não tente guardar todas as coisas que estão espalhadas. Isso só fará você perder tempo. Coloque o que está fora do lugar em um cesto ou caixa de papelão para poder começar a limpeza. Guarde as coisas que estão no cesto depois, ou entregue para o dono do quarto guardar;

- Defina lugares fixos para as coisas que estão rodando pela casa. Faça uma lista dos itens e onde deveriam ficar. O que causa a bagunça é a impressão de objetos espalhados que não tem lugar. Se tiverem um lugar, e ficarem juntos por tipo, isso ajuda a organizar e "limpar" o ambiente;

- Coloque juntos objetos similares;

- Tente deixar poucos objetos à vista;

- Faça um ponto de parada na entrada de sua casa com uma caixa para chaves e outra para correspondencia e veja qual outra categoria é necessário que você crie um "dispenser".

Essas são as dicas mais básicas e aparecem em quase todos os sites que visitei.

O começo...

Tudo começou simplesmente porque fiquei sem empregada e ai... comecei a pesquisar tudo o que poderia facilitar minha vida no segundo turno, já que trabalho o dia todo e o Pedro fica na escolinha o dia todo também. Então chegamos juntos em casa, e muitas vezes espero ele dormir para fazer algumas coisas em casa, ou tento acordar antes dele para poder dar conta de algumas tarefas... Well, a maioria das mulheres sabem bem do que estou falando...

Quando comecei a passar minhas dicas aqui na empresa, a Rosana me sugeriu fazer um blog. Aqui estão minhas postagens com as "trapizongas" que podem - ou não - nos ajudar nos trabalhos domésticos e dependermos menos de encontrar a "empregada ideal".