Pesquisar este blog

outubro 31, 2011

Sabão ecológico

Outro dia, fiz um post aqui e escrevi sobre o produto para limpeza de banheiro da Biowash que é biodegradável. Essa semana, pedi na cesta de orgânicos o produto concentrado deles que pode ser usado para diversos fins dependendo da diluição. Comprei o Biowash Concentrado Menta e usei na diluição de 5 tampas (a tampa é bem pequena) para 650ml. Ele rende muito - até fez mais espuma do que deveria e deu um pouco mais de trabalho para "enxaguar". Eu recomendo e sugiro usar na diluição mais fraca (3 ou até 2 tampas para 650ml). Depois usei para lavar os panos de pratos na máquina e a indicação deles é uma tampa para cada quilo de roupa. Também ficou bem legal.

Outras dicas para limpeza ecológica do site do Sítio do Moinho (vale a pena ler o texto todo):

O que os consumidores podem fazer para diminuir o impacto ambiental na hora da limpeza doméstica
• Usar métodos físicos de limpeza na manutenção da casa: varreção da sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes.
• Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace.
• Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.
• Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a) Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias, bidês e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.
• Na hora da faxina, trapos, por sua vez, devem ser preferidos a toalhas descartáveis.
• Reaproveitar pedaços de sabões velhos. Siga os seguintes passos: a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.b) Derreta em banho-maria, misturando bem.c) Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias.
• Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas (eles também falam dos produtos da Biowash).
• Divulgar para parentes e amigos os bons produtos e as boas práticas de limpeza que conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário