Pesquisar este blog

novembro 25, 2011

Álcool desinfeta?

Conversando outro dia a respeito da limpeza com vinagre, me perguntaram se ele realmente desinfeta o banheiro ou se seria necessário passar álcool para garantir a desinfecção.

Fiz uma pesquisa na internet mesmo e os órgãos oficiais nem citam o vinagre com relação à desinfecção. Só citam o uso de hipoclorido de sódio (água sanitária). Mas a água sanitária causa alergias e é mais tóxica que o álcool, além de ser poluente.

Descobri que o álcool 70% é o recomendado para desinfecção até certo tipo de bactérias/virus lentos (hein?), pois ele consegue matar as bactérias enquanto álcool 90% - que é o álcool doméstico - não consegue fazer isso. O álcool é um desinfetante de nível médio, porque ele evapora muito rápido e não atua em sangue, saliva e outros microorganismos. Ou seja ele não seria indicado para funcionar como desinfetante em um hospital ou em superfícies muito sujas, sendo para estes casos, só indicada a água sanitária mesmo.

Assim, eu acho que o álcool está de bom tamanho para desinfetar uma banheiro de uma família normal, não é?

A sugestão do mesmo site onde encontrei as informações sobre o nível de desinfecção do alcool é que ao invés de comprar álcool 70% industrializado, que é mais caro e vem em frascos pequeninos, com um litro de álcool etílico 92,8 INPM e água vocês mesmos podem produzir 1 litro de álcool 70.
Retire 250ml de álcool do frasco (1 copo de requeijão)
Complete o frasco com água

E ai você também pode fazer um desinfetante com este álcool e folhas de eucalipto (deixe as folhas durante 2 dias dentro do álcool e depois coe).


Para completar, segue uma informação formal sobre desinfecção:


Sanitização
Sanitizar ou desinfetar significa remover ou reduzir a níveis aceitáveis os microrganismos,
invisíveis a olho nu, utilizando o calor ou produtos químicos como, por exemplo, o cloro e o álcool 70%.
Um processo de desinfecção das superfícies pode ser realizado das seguintes
maneiras:
Com a utilização do calor, imergindo o material por 15 minutos em água fervente ou no mínimo a 80ºC.
Através de uma solução sanitizante, a qual deve permanecer em contato mínimo com a superfície por 15 minutos ou de acordo com recomendações constantes do rótulo. Em seguida as superfícies devem ser enxaguadas em água corrente, exceto quando a solução utilizada for o álcool 70%. (Fonte: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/9F89A8A6734EC048832575DF005CFFEA/$File/NT00041A26.pdf)

Vinagre não desinfeta os alimentos: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal78/nutricao_alimentos.aspx

29 comentários:

  1. O álcool 92,8 INPM não é mais forte que o 70%? Porque o 70% desinfeta e o 92,8 não?

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo!

    Desculpe a demora em responder, mas pelo que li no Blog do Aleeco (http://aleeco.multiply.com/recipes/item/4?&show_interstitial=1&u=%2Frecipes%2Fitem), "O álcool comercial 92,8 INPM é muito concentrado para realizar desinfecção. Ele precisa ser levemente diluído em água para demorar mais a volatilizar, dando tempo suficiente para que penetre as paredes celulares dos microrganismos e alcance seu sítio de ação toxicológica". Ou seja, ele não penetra nos microorganismos. Por isso a sugestão de misturar o alcool 92,8 com água. Lá no site dele tem toda a explicação do ponto de vista quimico. Vale a pena ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha essa mesma dúvida e sempre comprei álcool 92,8 achando que era mais eficaz. No entanto o utilizo numa garrafinha spray e numa superfície molhada, a pia e as louças. Deve ter um efeito positivo, não?

      Excluir
    2. Olá Vantka, desculpe a demora. Não sou especialista, fiz uma pesquisa na internet que vai ao encontro dos outros comentários postados aqui. Nesse blog, é dito assim: "O álcool comercial, àquele encontrado nos supermercados e farmácias, tem concentração de 92,8 INPM (Instituto Nacional de Pesos e Medidas) ou 92,8%, ou seja, podemos dizer que em 100 ml de solução, aproximadamente 92,8ml são de álcool e 7,2 ml são de água. Portanto, o álcool comercial tem mais álcool e menos água e isso faz com que ele evapore mais rapidamente. Como o álcool 70 tem menos álcool, ele evapora mais lentamente e isso faz com que o álcool fique mais tempo em contato com as mãos ou superfícies, ou seja, mais tempo em contato com as bactérias.

      Assim, o álcool 70 mata mais bactérias e outros microrganismos do que o comum. A maior vantagem do álcool em gel é a sua lenta evaporação que evita a necessidade de usá-lo inúmeras vezes. Já o álcool líquido evapora mais rapidamente, sendo necessário várias assepsias para manter-se protegido por mais tempo. Vale também lembrar que o uso do álcool não é indicado quando as mãos estiverem com sujeira visível." (Fonte: http://new-saude-em-foco.blogspot.com.br/2011/01/alcool-adequado.html). Em outro site de uma empresa de Assessoria Nutricional, encontrei o mesmo: "Porque 70%? No álcool 70º o tempo de atuação é maior já que ele leva mais tempo para
      evaporar por ser mais diluído e também a água facilita a entrada de álcool no
      microorganismo e 70% é uma concentração ótima, na qual a atividade microbicida é mais
      elevada. O álcool muito concentrado não consegue destruir as bactérias, mas sim
      desativar de maneira não permanente." (Fonte: http://www.adequarassessoria.com.br/exibir_artigo.php?ft=1&id=12). Dessa forma, acredito que o melhor é mesmo o álcool 70%.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Olá, eu não entendi a receita. Você sugere colocar 250ml de álcool 90% e "completar o frasco" com água! Mas que frasco...de que quantidade estamos falando?!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Fani,

    a receita é a seguinte:
    1) pegar um frasco de um litro de álcool 92,8 INPM
    2) tirar 250ml deste frasco de álcool;
    3) Acrescentar 250 ml de água ao frasco de álcool;

    É isso. Assim, o álcool 92,8 INPM, vira álcool 70%.

    Qualquer outra dúvida me avise. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Galera falta na aula de matemática e química e não depois não entende nada... parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Mas o álcool q vendem no mercado é 40°
    Acima de 50 está proibido a comercialização.
    Nesse caso, nos resta aqui hipoclorido de sódio, ou vinagre com bicarbonato, ou lysoform puro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o que foi proibido é o álcool acima de 40% em forma liquida. Acima disso só misturado com gel.

      Excluir
  7. Queria saber se qualquer álcool desinfeta, no caso de umas bactérias, se previne quando entramos em contato com alguém doente e passamos álcool resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Tatielle, pelas pesquisas que fiz só o álcool 70 por cento, álcool gel, que tem o poder de desinfectar. O outros álcoois no fazem isso.

      Excluir
  8. De acordo com estudos em microbiologia que estou fazendo na faculdade, o álcool 70% tem maior eficácia, porém não quer dizer que os outros não possuam efeito antimicrobianos. Eles tem, só que menos. Isso acontece somente pq é preciso de água para as reações q ocorrem entre o álcool e a membrana celular das bactérias.

    ResponderExcluir
  9. Olá, vc poderia me informar sobre o álcool 80 ?!?
    É q não tenho encontrado álcool 70 e acabei comprando o único q tinha disponível no mercado álcool 80...ele serve para assepsia das mãos?!?
    Mto obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marta, o esclarecimento do comentário anterior coincide com o que pesquisei no site da Anvisa: o álcool 80% também serve, mas o 70% tem maior eficácia, porque ele demora mais para evaporar e assim elimina mais microorganismos.

    O artigo em que pesquisei diz: "Osler apresentou, em 1995, um estudo comparativo da eficácia dos diversos produtos comumente utilizados na prática do procedimento de degermação das mãos: sabão líquido, PVP-I degermante, clorexidina degermante, solução aquosa de PVP-I, álcool a 70% e clorexidina associada a álcool a 79%. Neste estudo, o álcool a 70% apresentou mais eficácia como bactericida, com um efeito residual maior, comparado a outros anti-sépticos."
    Fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/controle_alcool.pdf

    Obrigada por enviar sua dúvida!!

    ResponderExcluir
  11. Mto obrigada pela atenção! Entendi perfeitamente sua explicação. O jeito vai ser usar com mais frequência esse álcool 80 pra ele acabar rápido ahahahaha😉

    ResponderExcluir
  12. Mto obrigada pela atenção! Entendi perfeitamente sua explicação. O jeito vai ser usar com mais frequência esse álcool 80 pra ele acabar rápido ahahahaha😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Marta!
      Beijos,

      Excluir
    2. Gente o álcool é um agente bactericida, fungicida e virucida (quer dizer que ele mata bacterias, fungos e virus). Ele age atraves da desidrataçao do microorganismo (ele retira água do interior do microorganismo) mas para que ele possua esse efeito ele deve estar numa concentração exata de 70º de álcool. Pois ele estando nessa concentração ele possui uma parte de água, e é exatamente essa agua que irá penetrar no microorganismo atraves de um processo chamado de osmose (em que a agua atravessa barreiras), e ao penetrar no microorganismo ela carrega consigo o álcool. Uma vez estando o álcool no interior do microorgansimo ocorre um outro processo chamado de osmose reversa (agora a agua sairá do microorganismo) pela evaporação do álcool.

      Então se voce utilizar alcool 90º ou 92,8º como se ve muito por ai, nao terá esse efeito porque haverá uma rapida evaporação do álcool, e não haverá água suficiente para penetrar no microorganismo!

      Excluir
    3. Muito bom!! Esclarecedor

      Excluir
  13. Anônimo, obrigada pelo comentário. Sua explicação foi melhor que a minha! Dessa forma, realmente usar mais vezes o álcool 80% não vai resolver, só se acrescentar água. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com uma dúvida. A sanitizacao deve ser realizada através de que maneira (ou de qualquer modo tem eficácia)? Por exemplo, borrifo, pano umedecido com a mistura ou encharcando o local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá! Desculpe a demora. O álcool 70o é muito espesso pra borrifar. Na embalagem da marca que eu compro, orienta aplicar com um pano e depois deixar por 10 minutos para que a ação bactericida faça efeito.

      Abraço

      Excluir
  15. O álcool 46 que vende no mercado também desinfeta pois tenho toc e sempre uso esse pois não acho o liquilí 70%

    ResponderExcluir